Entrar

[fibosearch]

Blog Melcoprol

Fique por dentro do mundo saudável!

Veganismo: mais do que uma dieta, um estilo de vida

Conheça mais sobre o veganismo e o consumo consciente

Poluição, desmatamento, consumo desenfreado, crueldade animal, estilo de vida mais saudável, muitas são as causas que fazem cada vez mais e mais pessoas adotarem o veganismo.

Adeptos do veganismo aumentam em países como Espanha, Reino Unido, Suécia, Estados Unidos e Índia. No Brasil, em pesquisa do Ibope em 2018, a estimativa era de que 7% da população fosse considerada vegana. Mas o que significa ser vegano? É sobre isso que vamos falar no texto de hoje.

O que é veganismo?

O termo veganismo, criado em 1944 pelo grupo “The Vegan Society”, no Reino Unido, é descrito como uma filosofia e estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração animal, seja na alimentação, vestuário, ou quaisquer outras formas de consumo, na medida do possível e praticável. Tudo isso aliado à promoção de alternativas que sejam livres de origem animal e benéficas para todos, inclusive o meio ambiente.

Veganismo x Vegetarianismo

Ao contrário do que muitos pensam, veganismo e vegetarianismo não são a mesma coisa. Enquanto o vegetarianismo está ligado à uma escolha alimentar, ao se evitar o consumo de carnes e produtos de origem animal – em vários níveis e classificações diferentes – , o veganismo engloba evitar diversos produtos de origem animal além da alimentação, como vestuário, cosméticos e higiene pessoal (de origem ou testado em animais), além de eventos (como rodeios, circos) e até profissões que promovam exploração animal (venda de animais, restaurantes que trabalham com produtos animais, venda ou fabricação de produtos de couro ou pele, etc).

O consumidor vegano no Brasil e no mundo

Uma vez que os adeptos do veganismo aumentam no mundo, o mercado se volta para o consumo consciente. Cada vez mais, o mercado de produtos veganos se consolida, oferecendo produtos de origem vegetal e não testados em animais.

No Brasil, há um estímulo crescente e investimento nas carnes vegetais, que utilizam grãos e verduras para substituir a carne animal. Ainda, com o aumento das doenças alérgicas e intolerância à proteína do leite animal, leites e outros lácteos de origem vegetal também ganham espaço na mesa dos consumidores.

Várias pesquisas já apontam para os benefícios que uma dieta vegana traz para nosso corpo, que por ser baixa em gorduras e colesterol, ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e até obesidade. No entanto, como toda mudança de alimentação, se você deseja ser vegano, é importante procurar um profissional para adequar a sua dieta, te orientar e, se necessário, receitar suplementos que vão ajudar a repor as vitaminas e nutrientes que absorvemos do consumo animal, sem prejuízos para o seu corpo.

Também, segundo pesquisa do Ibope de 2018, cerca de 55% dos brasileiros daria preferência para produtos veganos se estes tivessem indicação na embalagem ou preços mais baixos.

Em 2013, a Sociedade Vegetariana Brasileira criou um selo de certificação para produtos de diversas categorias, podendo ser usado para alimentos, calçados, roupas, cosméticos, produtos de higiene, entre outros. O selo avalia produto a produto, com base em critérios de que o produto não pode apresentar nenhum ingrediente de origem animal, assim como a empresa fabricante e o fornecedor não podem praticar testes em animais. Atualmente, o selo da Sociedade Vegetariana Brasileira é o maior e mais antigo programa de certificação vegana no Brasil.

Pesquisas apotam que o perfil dos consumidores veganos é, em sua maioria, do sexo feminino, jovem, solteiro, com ensino superior completo e pós-graduação. Embora muitas pessoas adotem o veganismo pensando nos direitos animais, cresce o número de adeptos por questões de saúde e proteção ao meio ambiente, especialmente entre os “millenials”. Além disso, o consumo consciente também está atrelado aos meios de produção.

Com uma demanda maior do que o mercado é capaz de suprir, o futuro do veganismo apresenta uma oportunidade para empresas se adequarem e crescerem, além de ajudar a diminuir os impactos ambientais da nossa cadeia produtiva atual.

No dia 1° de novembro é celebrado o Dia Mundial do Veganismo, data em que há maior estímulo, discussões e campanhas para chamar atenção à causa.

Quer saber mais sobre o tema? Confira algumas referências:

O que é Veganismo?

Dia Mundial do Vegano é celebrado neste 1º de novembro | Agência Brasil

MERCADO VEGANO: AS MUDANÇAS E IMPACTOS DE UM CONSUMO CONSCIENTE, ÉTICO E JUSTO

Consumo vegano: o estado da arte e o comportamento do consumidor baseado na teoria do comportamento planejado

***

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir uma consulta ao médico ou qualquer tratamento de condições médicas. O conhecimento contido aqui não se destina a tratar, curar ou diagnosticar doenças. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico e/ou nutricionista.

***

Vamos em frente?

Continue a explorar o nosso site.

Equipe Melcoprol

Equipe Melcoprol

Publicado por Equipe de Redação Melcoprol

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Se precisar de ajuda só me chamar, ok?