Entrar

[fibosearch]

Blog Melcoprol

Fique por dentro do mundo saudável!

Alimento para o cérebro

O ômega-3 como aliado na prevenção ao Alzheimer.

Você provavelmente já ouviu falar do ômega-3, aquele óleo presente em peixes como salmão e que traz benefícios para a saúde, certo?

O ômega-3 é um tipo de gordura boa para o nosso organismo. Naturalmente, pode ser encontrado em peixes do mar ou em sementes como chia e linhaça. No entanto, como nem sempre é possível conseguir bons níveis do ômega-3 somente através da alimentação, é muito comum ser receitado em forma de suplemento.

Vem entender um pouco mais sobre ele no texto de hoje!

O que é o ômega-3?

O ômega-3 é um ácido graxo, uma gordura saudável, dividida em três tipos: o ácido docosahexaenoico (DHA), o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA). Ele não é produzido pelo nosso organismo, por isso, é necessário buscarmos fontes externas para obtermos os níveis ideais no nosso organismo.
Quais benefícios ele traz?

O ômega-3 traz vários benefícios para o nosso organismo, como:

– Além de ter ação anti-inflamatória, ele ajuda a prevenir diversas doenças cardiovasculares;
– Melhora os níveis de glicemia, colesterol, glicose e até a nossa disposição.
– Melhora o funcionamento cerebral e fortalece a memória;
– Ainda, o ômega-3 ajuda a melhorar a pele e o funcionamento muscular;
– Auxilia no bom desenvolvimento da gravidez;
– Previne doenças autoimunes;
– E também ajuda na prevenção da asma, depressão e até a Doença de Alzheimer.

Como o ômega-3 age na prevenção ao Alzheimer?

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 1,2 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no Brasil. E a expectativa é de que esse número possa quadruplicar até 2050, à medida que aumenta a expectativa de vida.

A doença de Alzheimer é uma patologia neurodegenerativa progressiva irreversível, ou seja, é uma forma de demência, uma doença degenerativa das funções cerebrais para a qual não há cura até o momento. O Alzheimer acomete principalmente os idosos, com sintomas como perda de memória e de fala, dificuldade motora e cognitiva, alterações no comportamento, entre outros.

Nos últimos anos, à medida que as pesquisas sobre o Alzheimer avançam, muitos são os estudos que associam o ômega-3 à prevenção da doença.

O Alzheimer se desenvolve a partir da degeneração das células e membranas neurais e estudos indicam que o consumo de ômega-3 ajuda a diminuir o risco de desenvolver a doença, uma vez que melhoram o funcionamento dos neurônios.

Ou seja, a suplementação regular de ômega-3 pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença e até mesmo a diminuir os sintomas iniciais de pessoas com Alzheimer. No entanto, ainda é preciso que mais pesquisas sejam feitas na área para comprovar essa associação.

Setembro é o Mês Mundial da Doença de Alzheimer, marcado por campanhas de conscientização sobre a demência e tendo o dia 21 como Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Caso identifique algum sintoma em você ou em parentes e amigos próximos, procure um profissional de saúde especializado.

Como melhorar seus níveis de ômega-3?

Primeiro, é importante manter uma vida mais saudável, com uma dieta equilibrada e bons hábitos de exercícios. Além disso, é importante incluir o consumo de peixes como sardinha, atum e salmão na sua rotina.

Ainda, o ômega-3 pode ser encontrado em fontes vegetais como o óleo e semente de linhaça, semente de chia, castanhas, azeite de oliva e nozes.

Além disso, outra forma de encontrar o ômega-3 é através da suplementação via cápsulas. Mas não se esqueça! É importante passar por uma avaliação médica para saber se você se encaixa nos critérios necessários para a suplementação.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira algumas referências:

Conhecer a demência, conhecer o Alzheimer: o poder do conhecimento – Setembro, Mês Mundial do Alzheimer

Benefícios do ômega-3 na Doença de Alzheimer

Afinal, o ômega 3 previne a Doença de Alzheimer?

A suplementação do ômega 3 na doença de Alzheimer: uma revisão sistemática

12 incríveis benefícios do ômega 3 para a saúde

10 benefícios do ômega 3 para a saúde e em quais alimentos encontrá-lo

***

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir uma consulta ao médico ou qualquer tratamento de condições médicas. O conhecimento contido aqui não se destina a tratar, curar ou diagnosticar doenças. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico e/ou nutricionista.

***

Vamos em frente?

Continue a explorar o nosso site.

Equipe Melcoprol

Equipe Melcoprol

Publicado por Equipe de Redação Melcoprol

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Se precisar de ajuda só me chamar, ok?