Entrar

[fibosearch]

Blog Melcoprol

Fique por dentro do mundo saudável!

O que não te contaram sobre o Xylitol

Conheça o adoçante natural que conquista o mundo!

Será que você já imaginou se pudesse aguçar o mais fino dos seus cinco sentidos – o paladar -,  experimentando um delicioso brownie de chocolate ou até mesmo uma torta de limão (receitas no final do artigo), melhor ainda, dar um pedaço para uma criança ou a qualquer pessoa com algum distúrbio de glicemia, sem se preocupar com o excesso de calorias, cáries dentárias ou uma hiperglicemia 10 minutos depois de comer? Se você levar em consideração os benefícios do Xilitol, isso pode ser possível!

É sabido que o consumo progressivo de uma substância viciante, na mesma proporção da heroína, é responsável por 16 milhões de diabéticos só no Brasil, e esse número cresce cada vez mais. Estamos falando da sacarose, o açúcar de mesa, a vilã da longevidade saudável. Parece que esse número tende a diminuir, graças a conscientização através dos canais de comunicação e as novas descobertas para as diversas opções saudáveis do substituto do açúcar.

De um lado, temos o açúcar branco

Consumo frequente associado a:

  • Estresse, ansiedade;
  • Baixa imunidade;
  • Diabetes;
  • Colesterol alto;
  • Obesidade;
  • Prisão de ventre;
  • Hipertensão;
  • Cárie;
  • Gastrite;
  • Gota;
  • Trombose;
  • Acne;
  • Câncer.

De outro, o revolucionário xilitol

Repleto de pontos positivos:

  • Metade das calorias do açúcar;
  • Pode ser consumido por diabéticos;
  • Refrescante sem residual amargo;
  • Extraído de fibras vegetais;
  • Baixo índice glicêmico;
  • Não causa cáries;
  • Zero conservante;
  • Zero corante;
  • Zero frutose;
  • Zero lactose;
  • Zero glúten.

Pela comparação básica, fica clara a vantagem do xilitol sobre o açúcar branco, um dos vilões alimentares do século.

De acordo com Paul van der Velpen, chefe do serviço de saúde de Amsterdã, na Holanda, “o açúcar é a droga mais perigosa do nosso tempo”.

Além dos problemas listados, segundo estudo realizado em 2008 pelo Center for Addiction Research & Education da Universidade da Florida (Estados Unidos), o açúcar afeta os receptores de ópio e dopamina do nosso cérebro, o que causa o mesmo tipo de dependência da cocaína, heroína, nicotina e álcool.

É difícil de imaginar, mas aquele docinho aparentemente inofensivo esconde, sim, esse perigo à saúde.

Daí o sucesso inquestionável do xilitol!

Mas o que é xilitol?

Xilitol é um adoçante natural extraído de fibras de frutas, vegetais e cogumelos. É encontrando no milho, na framboesa, na ameixa e na bétula, por exemplo. Cientificamente, é classificado como um álcool de açúcar.

Tão doce quanto a sacarose, é um dos melhores substitutos do açúcar branco, principalmente no caso de portadores de diabetes, adeptos de dietas low carb e entre quem busca qualidade de vida em geral.

Não contém quantidades significativas de proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Quais as suas vantagens? 

É um dos únicos adoçantes com benefícios para a saúde humana. Ele se destaca entre os demais, pois é produzido a partir da xilose, uma substância encontrada em muitas frutas e vegetais e, após sua extração por via química ou biotecnológica, obtém-se uma aparência branca e cristalina com o mesmo poder adoçante do açúcar, porém com quase metade das suas calorias.

De onde ele vem?

Com respeito ao meio ambiente e metodologias sustentáveis, a extração de xilitol é realizada em propriedades devidamente certificadas. Há fontes de sua matéria-prima no mundo inteiro.

Tem sabor de quê?

O sabor é muito parecido com o do açúcar da cana. Quase imperceptível a diferença, o que permite seu uso nas mesmas receitas.

Uma curiosidade é que o xilitol é considerado refrescante, pela forma como se dissolve em contato com a saliva. Por isso, também é usado na fabricação de balas de menta, por exemplo.

Como usá-lo?

Em pó ou líquido, o xilitol entra nos preparos como o açúcar branco comum ou o adoçante artificial, nas mesmas quantidades. Quimicamente, nas receitas, não existe diferença.

Considerando que cada grama tem menos de três calorias, ele pode ser perfeitamente utilizado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar bebidas como o café, chá ou sucos e preparar receitas em geral, frias ou quentes, pois não forma compostos químicos que possam prejudicar nosso organismo.

Mesmo por se tratar de um adoçante seguro, sem efeitos tóxicos, autorizado pela ANVISA desde a década de 60, a dose recomendada é de, no máximo, 20 gramas espaçadas, totalizando 60 gramas ao dia. Isso se deve pelo efeito laxativo em doses mais elevadas que a recomendada.

Onde encontrá-lo?

Hoje, o xilitol pode ser encontrado até em supermercados. Mas recomenda-se sempre a compra em lojas especializadas, como de suplementos alimentares, que garantem a boa procedência do produto.

É facilmente encontrado em lojas on-line ou e-commerce, onde tem opções em sachês ou a granel, este último é mais barato devido às embalagens econômicas. Considere o valor do frete e se o site oferece algum cupom de desconto, então é só adquirir o seu produto e desfrutar dos seus benefícios.

É caro?

Custa em torno de R$ 15,00 cada 100g, de laboratório referência nacional. Um investimento relativamente baixo diante de todos os benefícios do produto à dieta. Afinal, quanto custa resgatar os sabores da sua vida?

Tem alguma contraindicação?

É contraindicado para gestantes, lactantes e crianças. O consumo excessivo pode trazer desconforto intestinal – como ocorre com o açúcar branco.

Como comprar com segurança, garantia de qualidade?

Como o xilitol se popularizou, é preciso tomar cuidado com sua procedência. Escolha sempre uma marca ou laboratório já consolidado no mercado, confira se o produto é registrado na Anvisa e fique atento às informações e opiniões sobre a empresa fabricante.

Quais os benefícios do Xilitol em relação ao açúcar?

Sabor refrescante  quando ingerido na forma de pó, ele se dissolve na boca e proporciona uma intensa e refrescante característica natural, tornando ainda melhor a experiência gustativa, sem deixar nenhum sabor residual amargo, como outros adoçantes. A mesma ação refrescante é observada na pele, quando usado em produtos cosméticos ou em cremes dentais.

Conservante natural  devido sua elevada estabilidade química mesmo em baixas concentrações, quando adicionado em outros alimentos, o Xilitol prolonga a validade desses produtos, mantendo as bactérias distantes.

Poder ser consumido por diabéticos – o metabolismo do Xilitol não depende da insulina, portanto sua ingestão não causa hiperglicemia, pela vantagem do Índice Glicêmico (IG) ser baixo. IG é a medida do tempo que o organismo leva para transformar o alimento em glicose no sangue. Quanto maior o IG, maiores as chances de hiperglicemia.

Inibe o crescimento de cáries dentárias – ao contrário do açúcar, o Xilitol não é uma boa opção para as bactérias localizadas na boca, portanto, elas não conseguem metabolizar nem produzir os ácidos que são responsáveis pela ação cariogênica em nossos dentes. Estudos tem mostrado sua ação redutora do acúmulo de placas, além de promover a remineralização dos dentes. 

Tratamento e prevenção de otite e sinusite – estudos tem mostrado que o consumo de Xilitol atua no tratamento e prevenção dessas infecções, que atingem mais as crianças, causadas por bactérias que penetram no ouvido médio e iniciam o processo infeccioso, com sinais e sintomas visíveis de dor e febre. A mistura com a frutose (açúcar das frutas) nesses tratamentos não é indicada, pois ela elimina o efeito inibitório do Xilitol.

Tratamento e prevenção da osteoporose – pesquisas tem mostrado o efeito estimulante do Xilitol na absorção de cálcio pelo intestino promovendo sua passagem do sangue para os ossos. Como o cálcio fica mais biodisponível, o seu conteúdo nos ossos aumenta, preservando os minerais e evitando o enfraquecimento causado pela osteoporose.

 

Receita de brownie low carb com batata-doce

Ingredientes:

4 batatas-doce;
1/2 xícara de farinha de amêndoas;
1/2 xícara de óleo de coco;
1/2 xícara de cacau em pó 100%;
1 ovo;
Xylitol a gosto;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1/2 xícara de nozes pecan;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Embrulhe as batatas doces em papel alumínio e leve para assar em uma assadeira em forno pré-aquecido a 160˚C por aproximadamente 1h. Retire a polpa das batatas já macias e leve ao processador para bater com a farinha de amêndoas, o óleo de coco, o cacau em pó, o ovo, o Xylitol, a essência de baunilha e a pitada de sal. Processe até obter uma mistura homogênea. Acrescente o bicarbonato de sódio, misture bem e adicione as nozes picadas. Despeje a massa em uma forma de 30 x 10 cm forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 170˚C por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva!

Torta de limão low carb e glúten free  

INGREDIENTES 

MASSA 

1 xícara de farinha de amêndoas 
1 xícara de farinha de coco
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de Xilitol
1 colher de chá de fermento em pó 

RECHEIO 

1 lata de creme de leite sem soro 
1 pote de iogurte sem açúcar
1 limão
1 colher de chá de essência de baunilha;
2 colheres de sopa de Xilitol
300 gramas de nata
1/2 xícara de leite de coco

MODO DE PREPARO 

MASSA

Misture todos os ingredientes, coloque em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até a massa dourar. Retire do forno e reserve até esfriar.

RECHEIO 

Misture o creme de leite, o iogurte, o suco do limão, a baunilha, 1 colher de Xilitol e metade das raspas do limão. Bata por 2 minutos na batedeira. Acrescente o creme na massa já fria.

Para finalizar, bata na batedeira a nata, 1 colher de Xilitol, essência de baunilha e o leite de coco. Misture até atingir uma consistência leve. Espalhe o “chantilly” em cima da torta e o restante das raspas de limão. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. Sirva com moderação! 

Conclusão

O xilitol é uma das novas maravilhas da união entre a ciência, a natureza e a nutrição. Um poderoso adoçante natural que conquista um público a cada dia maior pela sua neutralidade nutricional, versatilidade culinária, alto dulçor e praticidade no uso diário.

Então, não, a vida saudável já não precisa ser amarga, sem graça…

Com xilitol, você resgata o prazer das melhores refeições!

***

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir uma consulta ao médico ou qualquer tratamento de condições médicas. O conhecimento contido aqui não se destina a tratar, curar ou diagnosticar doenças. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico e/ou nutricionista.

***

Vamos em frente?

Continue a explorar o nosso site.

Equipe Melcoprol

Equipe Melcoprol

Publicado por Equipe de Redação Melcoprol

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Se precisar de ajuda só me chamar, ok?