Entrar

[fibosearch]

Blog Melcoprol

Fique por dentro do mundo saudável!

Fique atento aos sintomas da diabetes

Conheça os tipos da doença que atinge cerca de 9,3% da população mundial

Fome e sede com muita frequência, vontade de urinar várias vezes ao dia, perda de peso, fadiga, fraqueza, mudanças de humor, náusea e até vômitos sem causa aparente… Sabia que esses são sintomas de diabetes?

Se você se identificou com um ou mais sintomas, fique alerta! Procure um profissional de saúde. O dia 14/11 marca o Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, com campanhas que aumentam a conscientização sobre o tema.

O que é a diabetes?

Diabetes, cientificamente chamada de diabetes mellitus, é uma doença causada pela má absorção ou produção insuficiente de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e a transforma em energia para o nosso organismo.

O diabetes não tem cura, apesar dos esforços de pesquisadores. Além disso, pode causar diversos problemas de coração, nos olhos, nas artérias, nos rins, nos nervos e até levar à morte.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, cerca de 16 milhões de brasileiros convivem com o Diabetes. Essa é uma doença muitas vezes silenciosa, que só apresenta sintomas num estágio avançado. O Brasil já é o quinto país em incidência de diabetes no mundo.

Além da fase pré-diabética, em que os níveis de glicose estão alterados mas ainda não caracteriza o diabetes e é a única fase em que o quadro pode ser revertido, e também do diabetes gestacional, que aparece de forma temporária durante a gravidez, existem dois tipos principais: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

Diabetes tipo 1

Geralmente hereditária, aparece frequentemente em crianças e adolescentes. Causada pela destruição das células secretoras de insulina pelo próprio organismo, provoca deficiência do hormônio no corpo. O tratamento consiste no uso diário de insulina e outros medicamentos para controlar os níveis de glicose.

Sintomas da diabetes tipo 1

Vontade de urinar diversas vezes ao dia;
Fome frequente;
Sede constante;
Mudanças de humor;
Perda de peso;
Náusea e vômito;
Fraqueza;
Fadiga.

Diabetes tipo 2

O tipo mais comum da doença o diabetes tipo 2 acontece quando o corpo não absorve adequadamente a insulina produzida. Suas causas estão atreladas ao sobrepeso, sedentarismo, hipertensão e hábitos alimentares não saudáveis. Mais silenciosa, costuma desenvolver sintomas já na idade adulta.O tratamento é feito através de medicamentos, exercícios e alimentação balanceada.

Sintomas da diabetes tipo 2

Feridas que demoram para cicatrizar;
Visão embaçada;
Fome frequente;
Sede constante;
Formigamento nos pés e mãos;
Vontade de urinar diversas vezes;
Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele.

Mas quem tem diabetes também pode ter qualidade de vida!

Independente do fator genético, existem alguns fatores de risco que aceleram e estimulam o desenvolvimento da doença e que podem ser evitados. Para levar uma vida mais saudável, é essencial:

Fazer exercícios constantemente;
Ter uma alimentação equilibrada;
Cuidar do peso;
Não fumar

E se você tem parentes próximos já diagnosticados, se toma medicamentos da classe dos glicocorticóides, se tem outras doenças como distúrbios mentais, síndrome dos ovários policísticos, doenças renais, pressão e colesterol altos ou se já estiver pré-diabético, é preciso fazer acompanhamento médico.

A diabetes é uma das doenças que mais mata no Brasil, mas existe tratamento e prevenção. Fique atento aos sinais do seu corpo e faça o tratamento adequado.

Para saber mais sobre o assunto, confira algumas referências:

Sociedade Brasileira de Diabetes

Diabetes (diabetes mellitus) 

Números do Diabetes no Mundo – SBEM

Diabetes | Biblioteca Virtual em Saúde MS

***

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir uma consulta ao médico ou qualquer tratamento de condições médicas. O conhecimento contido aqui não se destina a tratar, curar ou diagnosticar doenças. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico e/ou nutricionista.

***

Vamos em frente?

Continue a explorar o nosso site.

Equipe Melcoprol

Equipe Melcoprol

Publicado por Equipe de Redação Melcoprol

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
Olá
Se precisar de ajuda só me chamar, ok?