Blog

5 passos para combater a obesidade

Hábitos simples, transformações poderosas.

Você sabia que a obesidade já é considerada uma epidemia no Brasil? De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há mais de 41 milhões de pessoas obesas no País, ou seja, um quarto da população. Os dados são de 2019.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, publicada em 2020, 60,3% dos brasileiros com 18 anos ou mais – ou seja, 96 milhões de pessoas – estavam acima do peso em 2019. Só entre os adolescentes brasileiros de 15 a 17 anos, 19,4% deles estavam acima do peso.

Se os dados, por si só, já são alarmantes, imagine as consequências práticas da obesidade. Infarto, hipertensão, acidente vascular cerebral (AVC), diabetes tipo 2, gastrite, pancreatite, artrose, infecções. São apenas algumas doenças relacionadas.

Sem contar os transtornos mentais e doenças psicológicas associados ao excesso de peso como depressão, ansiedade, compulsão alimentar, transtornos de humor e baixa autoestima.

Por isso, o combate à obesidade, no contexto individual, é tão importante. Ela amedronta, sim, mas nunca consegue tirar o protagonismo de cada pessoa diante da própria condição. Ela é uma consequência, nunca uma causa.

Com passos simples e muita disciplina, é possível perder peso com saúde e bem-estar.

Vamos a alguns deles?

 

1º PASSO (e mais importante): Pense diferente

A mudança de mentalidade é o primeiro e mais poderoso passo contra a obesidade. Sem colocar a mente e o corpo em sintonia, não existe um progresso físico duradouro.

Por isso, exercite mais a imaginação. Reforce a consciência de que a sua melhor versão está... Adivinhe só... Dentro de você mesmo! Ela mora em você! Curioso, não é?

Precisamos apenas despertá-la. E a meditação é um exercício fantástico nessa jornada de autoconhecimento. Mentalize, foque, reforce, atinja.

 

2º PASSO: Transforme seu ambiente

O poder do ambiente sobre a nossa mente e os nossos comportamentos é assustador. É possível emagrecer num ambiente de grande estímulo aos maus hábitos? Sim, mas a dificuldade será infinitamente maior, porque a tendência é sempre nos rendermos ao que nos cerca.

Nesse sentido, recomendamos:

  • Deixe seus ambientes mais alegres. Felicidade é atividade. Tristeza é passividade;
  • Limite o acesso, inclusive visual, aos gatilhos psicológicos da fome, da ociosidade/preguiça, de vícios, da ansiedade e do estresse como alimentos e bebidas à vista, telas, jogos, documentos, contas;
  • Cerque-se de boas inspirações. Decore seus ambientes com fotos, mensagens e lembranças de bons momentos que tragam uma injeção de ânimo;
  • Faça novas amizades que tenham objetivos semelhantes e, de alguma forma, te inspirem a se esforçar.

Alimente o mundo da sua transformação!

 

3º PASSO: Respire movimento

Movimento é a sua nova cultura. Antes das academias e exercícios intensos, comece com pequenas mudanças. Alongue-se, caminhe mais, use as escadas do condomínio, carregue suas sacolas, faça mais faxinas. Assim, preparamos o corpo para atividades mais exigentes.

Físico e mente preparados, é hora de buscar novos desafios. Caminhadas longas, corrida, musculação, natação, hidroginástica, ciclismo, artes marciais, esportes competitivos, treinamentos específicos como funcionais, Crossfit, HIIT, Zumba, Spinning. Hoje, não faltam opções!

Toda atividade é válida desde que tenha um acompanhamento profissional, seja autorizada pelo seu médico e lhe traga alegria, bem-estar e constância – seja natural dentro da sua rotina.

Com disciplina, o progresso é certo!

 

4º PASSO: Capriche na alimentação

Com o corpo em movimento, sobrará fome. Hora de comer mais? Ao contrário. Hora de aproveitar essa necessidade do corpo para desenvolver o gosto por novos alimentos, mais saudáveis.

Algumas dicas:

  • Beba mais água;
  • Dê preferência a alimentos naturais e integrais;
  • Coma mais frutas, legumes, verduras, peixes e carnes magras;
  • Evite óleos, gorduras, sal, açúcar, processados, ultraprocessados, embutidos;
  • Caso sua rotina não comporte uma alimentação equilibrada – o que é comum –, fale com seu nutricionista e/ou médico sobre a necessidade de suplementação alimentar.

 

5º PASSO: Descanse com qualidade

Quando descansamos e dormimos com qualidade, regulamos os nossos níveis hormonais, o que auxilia o metabolismo e a sensação de saciedade. Além disso, regeneramos os músculos e garantimos energia extra para o novo dia.

Então, não se engane... Relaxar é fundamental!

 

Conclusão

O combate à obesidade às vezes demanda intervenções cirúrgicas e processos mais complexos. Porém, ele começa e se perpetua por meio de hábitos, comportamentos diários que, no decorrer do tempo, moldam a relação mente-corpo.

Hoje, é uma ideia. Amanhã, uma atitude. Em semanas, um passatempo prazeroso. Meses depois, um hábito. Anos depois, uma transformação de vida por meio da saúde e da autoestima.

É assim que se combate a obesidade. Dia a dia, passo a passo. Sem soluções milagrosas (e perigosas!) e com foco na saúde.

Dessa forma, pode acreditar: quando menos esperar, chegará à sua melhor versão!

***

As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem substituir uma consulta ao médico ou qualquer tratamento de condições médicas. O conhecimento contido aqui não se destina a tratar, curar ou diagnosticar doenças. Diante de qualquer dúvida, consulte seu médico e/ou nutricionista.

***

Vamos em frente?

Continue a explorar o nosso site.

logo-melcoprol.svg
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES
© Copyright 2021 Grupo Melcoprol.