Na infância, estamos nos constituindo enquanto pessoas, aprendendo diversas habilidades que levaremos por toda a vida. Os principais ajudantes nessa jornada serão os pais, que irão dispor de alimentação, cuidados e ensinamentos como andar, falar e outros.

Além das habilidades orais e motoras, os cuidadores têm uma enorme responsabilidade com relação ao desenvolvimento emocional saudável de seus filhos. Nos primeiros anos de vida, constitui-se o “apego” entre pais e filhos, ainda na primeira infância, quando irá se moldar como o indivíduo lidará com suas relações e adversidades na vida adulta.

Para que a criança se desenvolva emocionalmente de forma saudável, é indispensável que os genitores estejam disponíveis aos cuidados básicos do bebê, trocando as fraldas, acalentando em momento de choro, ofertando alimento, enfim, suprindo todas as necessidades.

Além disso, é importante que se façam presentes na vida da criança, estando disponíveis para interação e brincadeira. Isso facilitará a formação do “apego seguro”, no que o indivíduo se sente protegido e sabe que pode explorar o meio em que vive, pois terá o auxílio dos pais como intermediadores, trazendo, dessa forma, boa autoestima e autonomia.

Por outro lado, quando não recebem esse apoio, podem se mostrar pessoas inseguras na infância e na vida adulta, com baixa autoestima e dificuldades nas relações com os pares.

Além disso, pesquisas científicas atuais mostram a importância da aprendizagem de habilidades socioemocionais na infância que possibilitam à criança uma maior capacidade de lidar de forma positiva com as emoções e situações adversas do dia a dia.

Sendo assim, os genitores podem ensinar à criança, além dos valores familiares, a importância das emoções e o significado de cada uma delas, bem como sua função e a forma ideal de lidar com cada uma. Para isso, também podem contar com a ajuda de psicólogos infantis.

Esse preparo forma um adulto com relações mais saudáveis, boa autoestima e com sucesso em vários âmbitos de sua vida, afinal de contas, uma pessoa saudável se forma na infância.

Acompanhe Natiele Cruz nas redes sociais: @natielecruzpsicologa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *