Blog

Palatinose vai além do baixo índice glicêmico!

Está procurando um carboidrato simples para ganhar energia nos exercícios físicos?

Apresentamos a palatinose, um carboidrato fonte de energia, principalmente para praticantes de exercícios físicos. Ela é facilmente digerida pelo organismo e liberada de forma gradativa, evitando os indesejados picos de insulina. Portanto, fornece energia por muito mais tempo que outros carboidratos. Ficou interessado neste carboidrato milagroso? Leia o artigo abaixo e aprenda mais!

  1. O que é a palatinose?

Também chamada de isomaltulose, este carboidrato é o único totalmente digerível pelo organismo humano e de liberação gradativa na corrente sanguínea, sendo capaz de fornecer energia por muito mais tempo.

Derivada da sacarose, ela pode ser encontrada, por exemplo, na beterraba, cana-de açúcar ou mel.

 

  1. Por que ingerir palatinose?

Na hora de adquirir um carboidrato para otimizar o treino físico, existem variadas fontes para consumo. A palatinose se mostrou mais funcional que outros carboidratos em pesquisas científicas. O consumo de maltodextrina, por exemplo, eleva os índices glicêmicos na corrente sanguínea, provocando o famoso "desânimo" dentro da academia.

Outra funcionalidade da isomaltulose é que ela permite a maior queima de gordura durante a atividade física comparada a outros carboidratos. 

 

  1. Composição da isomaltulose

A isomaltulose é um isômero da sacarose, pode ser encontrada muitas vezes em frutas e raízes, principalmente na beterraba.

A beterraba é a principal fonte de palatinose para fabricação de suplementos deste carboidrato. Isso se deve ao fato de que a beterraba possui uma enzima natural capaz de modificar a estrutura molecular da sacarose.

O micro-organismo vivo encontrado na natureza responsável pela criação da palatinose é o Protaminobacter, que consegue reorganizar as moléculas de frutose, sacarose e glicose, sintetizando este incrível carboidrato bem estabilizado. 

 

  1. Posso engordar tomando palatinose?

Assim como qualquer alimento, a palatinose contém calorias e, se consumida em excesso, pode trazer malefícios como o acúmulo de gordura. Para evitar efeitos colaterais, sempre procure um profissional da saúde para te acompanhar nas dietas e treinos, ele é a melhor fonte que você pode confiar. 

 

  1. Vantagens da palatinose 

    • Baixo índice glicêmico

Um dos fatores que mais preocupam os profissionais de saúde é a doença da diabetes, que é caracterizada pela incapacidade do pâncreas em produzir a insulina para a quebra da glicose no sangue. Esta doença pode acarretar vários problemas físicos em longo prazo e deixar o portador incapacitado de viver sem a inserção da insulina no corpo.

Uma das causas da diabetes é o consumo elevado de carboidratos de alto índice glicêmico. Ao se alimentar excessivamente de arroz ou da farinha de trigo, por exemplo, uma grande quantidade de insulina deverá ser produzida para normalizar os picos de glicose, aumentando o risco do pâncreas ficar sobrecarregado e parar de funcionar corretamente.

Com a palatinose não há essa preocupação, pois ela é um carboidrato que possui um índice glicêmico de 32, sendo gradualmente digerida pelo corpo, não elevando os altos níveis de açúcar no sangue. Assim, ela auxilia na prática dos exercícios físicos por mais tempo e evita que o indivíduo se alimente com maior frequência.

  • Maior Absorção

Foi comprovado através de pesquisas cientificas que 50g de palatinose ingeridas possui taxas de 95,5 a 98,8% de digestibilidade pelo corpo. Ou seja, o corpo irá absorver este carboidrato quase que por completo, elevando assim os níveis de energia melhor do que comparados a outros carboidratos. 

  • Mais tempo de energia

Foi comprovado de a palatinose é absorvida de 4 a 5 vezes mais lentamente que a sacarose, com isso, a energia distribuída por este carboidrato dure mais tempo. Portanto, é uma ótima aliada para aqueles que necessitam de maior energia e por mais tempo no dia-a-dia. 

  • Queima de gordura

Este carboidrato também possui a função de aumentar o metabolismo do tecido adiposo, utilizando assim a gordura como fonte de energia, ou seja, é excelente aliado no emagrecimento saudável.

  • Protege os dentes

A palatinose também pode ser considerada um alimento não cariogênico, ou seja, não provoca cáries. Isto se deve ao fato dela possuir uma forte ligação entre as moléculas de frutose e glicose assim sendo até mesmo os micro-organismos presentes na boca tem a dificuldade de fermentar essa substância.

 

  1. Como ingerir palatinose?

Além de todas estas vantagens para a saúde, a palatinose também agrada ao paladar, com um poder adoçante que chega a ser 50% mais forte que a sacarose.

A palatinose pode ser encontrada geralmente em pó nas lojas de suplementos, alguns destes podem conter aromatizantes com sabores diversos, como: morango, limão, uva e outros... Escolha a melhor opção de sabor para você! 

  • Substituindo o açúcar comum pela palatinose

Muitos atletas e outras pessoas que buscam um estilo de vida saudável substituem o açúcar normal por palatinose, pois além de desfrutar dum sabor adocicado, outras vantagens acompanharã, como: maior tempo de energia, queima de gordura e maior absorção pelo corpo. Para substituir o açúcar pela palatinose é indicado ingerir 15 gramas por porção, ingerida através de líquido, como sucos e água. Em outros casos, é recomendado 18 gramas por porção, como na oxidação da gordura. Não há horário ideal para ingerir este carboidrato, sendo assim pode ser consumido em qualquer refeição do dia.

 

  1. Palatinose no pré-treino

Existem suplementos alimentares a base de palatinose que servem como pré-treino para atletas que necessitam de maior aporte energético durante e após as atividades.

É muito utilizado por atletas de musculação, por ser um carboidrato bom coadjuvante de dietas de baixo índice glicêmico aumentando o desempenho físico e cognitivo e oferecendo maior resistência para exercícios aeróbicos em atletas desta modalidade. Além do mais, a absorção da palatinose no corpo humano é rápida, logo, o atleta poderá ingerir o suplemento 30 minutos antes do treino e já começará a sentir a energia derivada do carboidrato no corpo.

Na musculação, de acordo com profissionais de saúde, é recomendado o uso da porção de 15 gramas de palatinose antes dos treinos para melhor desempenho.

Lembrando que sempre é recomendado o auxílio de um profissional de saúde quando o assunto é o uso de suplementação e a prática de exercícios físicos.

Cuide-se e evolua!

 

melcoprol-logo-home.png
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2019 Grupo Melcoprol.