Blog


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/melcoprol.com.br/web/administrator/components/com_sppagebuilder/helpers/sppagebuilder.php on line 156

O que não te contaram sobre o Xylitol

É sabido que o consumo progressivo de uma substância viciante, na mesma proporção da heroína, é responsável por 16 milhões de diabéticos só no Brasil, e esse número cresce cada vez mais. Estamos falando da sacarose, o açúcar de mesa, a vilã da longevidade saudável. Parece que esse número tende a diminuir, graças a conscientização através dos canais de comunicação e as novas descobertas para as diversas opções saudáveis do substituto do açúcar.

Será que você já imaginou se pudesse aguçar o mais fino dos seus cinco sentidos - o paladar -,  experimentando um delicioso brownie de chocolate ou até mesmo uma torta de limão (receitas no final do artigo), melhor ainda, dar um pedaço para uma criança ou a qualquer pessoa com algum distúrbio de glicemia, sem se preocupar com o excesso de calorias, cáries dentárias ou uma hiperglicemia 10 minutos depois de comer? Se você levar em consideração os benefícios do Xilitol, isso pode ser possível!

O que é Xilitol e quais as suas vantagens? 

É um dos únicos adoçantes com benefícios para a saúde humana. Ele se destaca entre os demais, pois é produzido a partir da xilose, uma substância encontrada em muitas frutas e vegetais e, após sua extração por via química ou biotecnológica, obtém-se uma aparência branca e cristalina com o mesmo poder adoçante do açúcar, porém com quase metade das suas calorias.

Quais os benefícios do Xilitol em relação ao açúcar?

Sabor refrescante - quando ingerido na forma de pó, ele se dissolve na boca e proporciona uma intensa e refrescante característica natural, tornando ainda melhor a experiência gustativa, sem deixar nenhum sabor residual amargo, como outros adoçantes. A mesma ação refrescante é observada na pele, quando usado em produtos cosméticos ou em cremes dentais.

Conservante natural - devido sua elevada estabilidade química mesmo em baixas concentrações, quando adicionado em outros alimentos, o Xilitol prolonga a validade desses produtos, mantendo as bactérias distantes.

Poder ser consumido por diabéticos - o metabolismo do Xilitol não depende da insulina, portanto sua ingestão não causa hiperglicemia, pela vantagem do Índice Glicêmico (IG) ser baixo. IG é a medida do tempo que o organismo leva para transformar o alimento em glicose no sangue. Quanto maior o IG, maiores as chances de hiperglicemia.

Inibe o crescimento de cáries dentárias - ao contrário do açúcar, o Xilitol não é uma boa opção para as bactérias localizadas na boca, portanto, elas não conseguem metabolizar nem produzir os ácidos que são responsáveis pela ação cariogênica em nossos dentes. Estudos tem mostrado sua ação redutora do acúmulo de placas, além de promover a remineralização dos dentes. 

Tratamento e prevenção de otite e sinusite - estudos tem mostrado que o consumo de Xilitol atua no tratamento e prevenção dessas infecções, que atingem mais as crianças, causadas por bactérias que penetram no ouvido médio e iniciam o processo infeccioso, com sinais e sintomas visíveis de dor e febre. A mistura com a frutose (açúcar das frutas) nesses tratamentos não é indicada, pois ela elimina o efeito inibitório do Xilitol.

Tratamento e prevenção da osteoporose - pesquisas tem mostrado o efeito estimulante do Xilitol na absorção de cálcio pelo intestino promovendo sua passagem do sangue para os ossos. Como o cálcio fica mais biodisponível, o seu conteúdo nos ossos aumenta, preservando os minerais e evitando o enfraquecimento causado pela osteoporose.

Como usar o Xilitol?

Considerando que cada grama tem menos de três calorias, ele pode ser perfeitamente utilizado como substituto do açúcar de mesa, para adoçar bebidas como o café, chá ou sucos e preparar receitas em geral, frias ou quentes, pois não forma compostos químicos que possam prejudicar nosso organismo.

Mesmo por se tratar de um adoçante seguro, sem efeitos tóxicos, autorizado pela ANVISA desde a década de 60, a dose recomendada é de, no máximo, 20 gramas espaçadas, totalizando 60 gramas ao dia. Isso se deve pelo efeito laxativo em doses mais elevadas que a recomendada.

Onde comprar Xilitol?

Com um pouco de esforço é possível encontrar nas maiorias das lojas físicas de produtos naturais, farmácias e supermercados, isso se deve pelo aumento da procura repentina nos últimos meses pelo produto.

É facilmente encontrado em lojas on-line ou e-commerce, onde tem opções em sachês ou a granel, este último é mais barato devido às embalagens econômicas. Considere o valor do frete e se o site oferece algum cupom de desconto, então é só adquirir o seu produto e desfrutar dos seus benefícios.

Concluindo...

Levando em conta a quantidade de calorias, a perfeita aplicabilidade em dietas para redução ou controle de peso, a semelhança do sabor comparado ao açúcar e todos os demais benefícios, a incorporação do Xilitol de mesa são para aqueles que, com ou sem distúrbios metabólicos, preocupam-se com a saúde e com o bem-estar físico e mental.

Viva mais e melhor!

 

Receita de brownie low carb com batata-doce

Ingredientes:

4 batatas-doce;
1/2 xícara de farinha de amêndoas;
1/2 xícara de óleo de coco;
1/2 xícara de cacau em pó 100%;
1 ovo;
Xylitol a gosto;
1 colher de sopa de essência de baunilha;
1 pitada de sal;
1/2 xícara de nozes pecan;
1 colher de chá de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo:

Embrulhe as batatas doces em papel alumínio e leve para assar em uma assadeira em forno pré-aquecido a 160˚C por aproximadamente 1h. Retire a polpa das batatas já macias e leve ao processador para bater com a farinha de amêndoas, o óleo de coco, o cacau em pó, o ovo, o Xylitol, a essência de baunilha e a pitada de sal. Processe até obter uma mistura homogênea. Acrescente o bicarbonato de sódio, misture bem e adicione as nozes picadas. Despeje a massa em uma forma de 30 x 10 cm forrada com papel manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 170˚C por aproximadamente 40 minutos. Espere esfriar um pouco e sirva!

 

 Torta de limão low carb e glúten free  

INGREDIENTES 

MASSA 

1 xícara de farinha de amêndoas 
1 xícara de farinha de coco
1 ovo
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de Xilitol
1 colher de chá de fermento em pó 

RECHEIO 

1 lata de creme de leite sem soro 
1 pote de iogurte sem açúcar
1 limão
1 colher de chá de essência de baunilha;
2 colheres de sopa de Xilitol
300 gramas de nata
1/2 xícara de leite de coco

MODO DE PREPARO 

MASSA

Misture todos os ingredientes, coloque em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus até a massa dourar. Retire do forno e reserve até esfriar.

RECHEIO 

Misture o creme de leite, o iogurte, o suco do limão, a baunilha, 1 colher de Xilitol e metade das raspas do limão. Bata por 2 minutos na batedeira. Acrescente o creme na massa já fria.

Para finalizar, bata na batedeira a nata, 1 colher de Xilitol, essência de baunilha e o leite de coco. Misture até atingir uma consistência leve. Espalhe o “chantilly” em cima da torta e o restante das raspas de limão. Leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. Sirva com moderação! 

melcoprol-logo-home.png
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2019 Grupo Melcoprol.