Blog


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/melcoprol.com.br/web/administrator/components/com_sppagebuilder/helpers/sppagebuilder.php on line 156

O colágeno e seus surpreendentes tipos

A preocupação com a qualidade de vida tem levado as pessoas a buscarem uma alimentação saudável, que possa melhorar as condições de saúde e promover o bem-estar. O colágeno é um dos alimentos mais procurados.

Você sabe o que é Colágeno?  

O colágeno é a proteína mais abundante no nosso corpo, formada por três aminoácidos: glicina, prolina e hidroxiprolina. O colágeno auxilia na coesão de tecidos e órgãos em geral. Esta proteína é essencial para os ossos, a pele, as cartilagens, tendões, elasticidade e flexibilidade.
O colágeno é produzido naturalmente pelo organismo e, a partir dos 25 anos, a produção de colágeno cai e sua falta começa a ser percebida.

  

Colágeno é só questão de estética? 

O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking dos países que mais consome colágeno e produtos ligados à beleza no mundo. Não acredite que colágeno é só assunto de beleza, pois ele desenvolve um importante papel na saúde, permitindo que o corpo se movimente. Sem a cartilagem, um osso iria encostar-se ao outro, impossibilitando a movimentação.

   

Quais alimentos estimulam a produção de colágeno?

- Aveia e leguminosas
- Feijão, brócolis e ervilha
- Carnes, ovos, peixes
- Frutas cítricas ou vermelhas:  

 

Existe outra forma de obter colágeno? 

Nem sempre conseguimos suprir nossa necessidade de colágeno através da alimentação.
Isso ocorre devido a nossa rotina, em alguns casos má alimentação ou mau funcionamento do nosso organismo.
Por isso, é necessário utilizar outras formas para obter esse nutriente, como por exemplo a suplementação.
- Suplementação: Cada vez mais as indústrias estão investindo em suplementos à base de colágeno, utilizando componentes naturais para inibir ou reforçar o papel dos mediadores biológicos para preservar a integridade estrutural das articulações e da pele.

 

Quais são os tipo de colágeno?

Existem pelo menos 16 tipos de colágenos, os mais conhecidos são:
Colágeno Hidrolisado – Tipo I: É o mais indicado para regeneração da pele. É um suplemento alimentar feito a partir de ossos e de cartilagem bovina. Este suplemento pode ser encontrado na forma de cápsulas ou em pó. Quando é consumido na apresentação em pó, deve ser diluído em água, chás e sucos.
Este tipo de colágeno passa por um processo de hidrólise, ou seja, é quebrado em partículas menores para ser absorvido mais facilmente e ter o aproveitamento pelo organismo.

Colágeno tipo II: Este tipo de colágeno é o mais indicado para regeneração das cartilagens. Quando manipulado é feito a partir de ossos e de cartilagens de frango; É fabricado a partir de um processo não enzimático, em temperaturas mais baixas de forma a não hidrolisar a molécula, isso para garantir a integridade da proteína, ao contrário do que acontece no Tipo I.

Peptídeos de colágeno: São altamente hidrolisados, ou seja, suas moléculas são quebradas em partículas ainda menores e é de fácil absorção. A diferença entre o colágeno tipo I e os peptídeos é basicamente o tamanho das moléculas.



Quais os fatores que levam a perda de colágeno?
A perda do colágeno está associada ao processo de envelhecimento do nosso corpo. Quando ocorre a diminuição da elasticidade da pele começam a aparecem as rugas, a densidade dos ossos diminui, os músculos ficam mais flácidos, o cabelo fica mais fino, os ligamentos e articulações perdem força e elasticidade.
Problemas hormonais também favorecem a perda de colágeno.

Conheça agora outros fatores que levam a diminuição de colágeno no organismo:
- O tabagismo
- Exposição excessiva ao sol
- Falta de sono e estresse
- Desidratação
- Alimentação deficiente de colágeno
- Ingestão de açúcares e carboidratos refinados em excesso 

 

Existe alguma contra indicações do consumo de Colágeno?

Ainda não foi apresentado nenhum estudo científico comprovando a contraindicação no uso de suplementos com colágeno.

 

Quais os são benefícios que o Colágeno oferece?

Não é atoa que o colágeno é o queridinho das mulheres. Este produto traz diversos benéficos para a saúde. Conheça agora alguns dos principais benefícios do colágeno:
- Fortalece as unhas
- Previne o aparecimento de celulite
- Favorece a reconstrução das cartilagens
- Contribui para o fortalecimento dos ossos
- Aumenta a elasticidade da pele
- Previne e retarda o surgimento de linhas de expressão
- Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto
- Diminui o surgimento de estrias  

O colágeno engorda?

Uma vez que você possui uma dieta rica em proteínas o seu organismo não sente tanta vontade de consumir carboidratos e açúcares, pois alimentos ricos em proteína promovem uma saciedade prolongada, auxiliando no controle do peso.
Na hora de procurar um suplemento à base de colágeno, escolha um laboratório que ofereça um produto sem adição de açúcares e livre de gorduras.
É muito importante você seguir a dosagem descrita no rótulo. 

 

Achou interessante?

Comece a desfrutar hoje mesmo desses diversos benefícios.
Compartilha esse artigo com seus amigos, eles precisam ler essas dicas de ouro.

Assina nossa lista VIP abaixo e fique por dentro das dicas em primeira mão.
 

“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas. Procure sempre o aconselhamento do seu médico qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito da sua condição de saúde, nunca desconsidere o seu médico. As informações contidas aqui não se destinam a tratar, curar ou diagnosticar qualquer doença. Não deixe de procurar um profissional habilitado por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Melcoprol."


REFERÊNCIAS:
http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v19n1/pt_1809-9823-rbgg-19-01-00153.pdf
www.ncbi.nlm.nih.gov/
https://www.plefa.com/article/s0952-3278(09)00174-4/abstract
scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1415-52732010000400001

 






 

  

 

melcoprol-logo-home.png
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2020 Grupo Melcoprol.