Blog

Novembro Azul: Hábitos que salvam vidas

O mês de novembro é destinado à conscientização do câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte em homens no Brasil. Pequenos hábitos, sejam nocivos ou saudáveis, praticados ao longo dos anos, fazem toda a diferença no desenvolvimento da doença.

O primeiro passo para a prevenção é através da conscientização. Portanto, além dos hábitos e alimentação saudáveis, é necessário ter a iniciativa de realizar pelo menos uma vez ao ano o rastreamento dessa doença, sendo indicado para homens acima de 45 anos (com histórico familiar) ou 50 (sem histórico familiar).

Neste artigo, relacionamos 4 hábitos nocivos e os 5 alimentos aliados da saúde masculina.

 

Os principais hábitos nocivos causadores do câncer de próstata

Álcool

Homens que consumem bebidas alcoólicas excessivamente, principalmente cerveja, possuem maior risco de desenvolver a doença. Uma pesquisa realizada por cientistas norte americanos, avaliaram 10 mil homens que consumiam 50 gramas ou mais de álcool de cinco ou mais dias por semana. Os resultados apontaram o dobro de risco de câncer de próstata de alto grau, cuja sobrevivência, após o diagnóstico, diminui drasticamente ao passar dos anos.

 

Tabaco

Um pesquisa realizada com cerca de 5500 homens já diagnosticados, mostraram alterações hormonais provocadas pelo hábito de fumar, aumentando em 61% as chances de morte pela doença.

Por outro lado, aqueles que estavam sem fumar há mais de 10 anos, respondiam melhor ao tratamento da mesma forma daqueles que nunca haviam fumado.

 

Obesidade

A obesidade é um fator de risco causador de diversas doenças, entre elas, o câncer de próstata, no seu grau mais elevado. Isso ocorro devido às alterações hormonais que os acúmulos de gorduras provocam no corpo, até alterações celulares, como a morte acelerada de células saudáveis, pelo excesso de inflamação dos tecidos.

 

Sedentarismo

O sedentarismo é a pré-disposição para a obesidade, visto que o corpo humano em inércia está propenso a acumular energia na forma de gordura. Essa gordura tem um teor altamente inflamatório, danificando a estrutura celular, causando a morte de milhares de células saudáveis. Médicos tem recomendado pelo menos 20 minutos de atividades físicas diariamente, afim de evitar até 9 tipos de câncer, inclusive o de próstata.

 

Sabendo dos principais vilões causadores do câncer de próstata, separamos também:

 

Cinco super alimentos aliados à saúde do homem

 

Tomate

Importante na saúde masculina, pois é rico em licopeno, antioxidante que confere a cor vermelha ao alimento, fortalece o sistema imunológico e é aliado na prevenção ao câncer de próstata, diminuindo em 35% o risco de desenvolver a doença.



Aveia

Problemas com a glicose é uma das principais causas da disfunção erétil. Os alimentos ricos em fibras são fundamentais para prevenir e controlar o açúcar no sangue, prevenindo a diabetes.

A combinação desse cereal com castanhas-do-pará e banana, produz efeito afrodisíaco, devido o alto teor de zinco, selênio e potássio, aumentando também a síntese de testosterona.

 

Brócolis

A maioria dos vegetais verde escuro são ricos em vitamina E. O tocoferol é um poderoso antioxidante que combate os radicais livres e melhora a qualidade do esperma, aumentando a fertilidade.

 

Chá verde

O chá de uso milenar é a segunda bebida mais consumida do mundo. Ele é rico em isoflavonas e polifenóis. Essas substâncias, também presentes na soja e no vinho tinto, são antioxidantes e desaceleram o efeito proliferativo de células cancerosas.

 

Atum

Rico em ômega 3, peixes como o atum e salmão possuem uma gordura saudável que o nosso corpo não produz e só é adquirida por meio desse tipo de alimento. O EPA e DHA são ácidos graxos essenciais para a saúde do coração e para o sistema nervoso, ajudando a reduzir problemas como a dislipidemia e a depressão.

Além disso, essas carnes são ricas em colágeno e queratina, que previnem a calvície – problema de 20% da população masculina.


Conhece outros hábitos e alimentos para a saúde do homem? Compartilha com a gente aqui nos comentários.

melcoprol-logo-home.png
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2019 Grupo Melcoprol.