Blog


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /var/www/html/melcoprol.com.br/web/administrator/components/com_sppagebuilder/helpers/sppagebuilder.php on line 156

Mais de 12 benefícios e motivos para você consumir o pólen das abelhas

Você sabia que as abelhas são os únicos insetos que produzem alimentos consumidos pelos seres humanos? Além do mel, própolis e geleia real, um  outro produto das abelhas está dando o que falar, pela multidão das suas propriedades nutricionais, funcionais e medicinais. Estamos falando do Pólen apícola. 

Como o Pólen é formado?

O pólen é a comida das abelhas! Elas precisam do pólen para se desenvolver, e morrem sem ele. As abelhas colhem o pólen das flores – depois de pousar de flor em flor e retirar o pólen, as abelhas voltam para a colmeia carregadas. E além de ser naturalmente rico em nutrientes, o pólen fica ainda melhor com a ajuda dos insetos, já que o valor nutricional dos grãos é reforçado pela saliva das abelhas, que é cheia de enzimas e vitaminas e é usada para aglutinar e transportar as partículas.

Na colmeia, o pólen é servido como alimento para que as larvas recebam a nutrição completa e sejam transformadas em abelhas. Mas esse superalimento pode ser consumido por nós também, veja quantos benefícios ele proporciona:

A super proteína 

1 - Mais conhecido como bifinho verde ou filé das flores, o Pólen tem mais proteínas que a carne bovina, por exemplo. Ele contém todos os aminoácidos que as pessoas devem tomar com alimentos. Estes aminoácidos não podem ser produzidos no próprio corpo, por isso são chamados de essenciais.

2 - A principal função dos aminoácidos envolve a construção de novos tecidos musculares, unhas, pele e cabelo. Quando a ingestão de proteínas é deficiente ou quando há qualquer distúrbio absortivo, como em pacientes bariátricos, por exemplo, a queda de cabelo e unhas bem como a perda de massa muscular são os primeiros sinais da falta desse nutriente para o corpo.

Um Verdadeiro Polivitamínico Natural

3 - O pólen contém 27 microelementos, entre eles estão o potássio, necessário para manter a atividade do músculo cardíaco, o cobalto, que é essencial para absorção de ferro e o cobre para a atividade sexual, onde há necessidade da produção intensa de glóbulos vermelhos. Igualmente importante para a vida é o fósforo, o zinco, o iodo, o magnésio, etc.

4 - Ainda existem os carotenoides da vitamina A, com papel importante para a visão, diminuindo o cansaço ocular e melhorando a visão, especialmente dos idosos.

5 - É rico em vitaminas C, E, D e do complexo B que podem aumentar a taxa de hemoglobina dos glóbulos vermelhos auxiliando no tratamento a anemia.

Antibiótico da Natureza

6 - O Pólen possui agentes antibacterianos que desativam a resistência de microrganismos como vírus e bactérias. Como potente antiviral, antifúngico e antioxidante (evita a oxidação de células pelos radicais livres), é também importante na prevenção e tratamento das doenças tumorais, aumentando expectativa de vida bem como a longevidade saudável.

7 - O consumo do Pólen estimula o stress oxidativo nas células, provocando um reforço no sistema imunológico, aumentando a resistência à radiação e toxidade, seja dos alimentos contaminados ou do meio externo.

Reforço nas funções cardíacas, digestivas, imunológicas e da pele

8 - Auxilia nos processos de envelhecimento da pele, sendo um ótimo anti-inflamatório que ajuda a tratar irritações como eczemas e psoríase.

9 - É também um potente coadjuvante na prevenção de doenças do coração como: anemia, distúrbios do ritmo cardíaco, angina e aterosclerose, doença cardíaca isquêmica; Além disso, o pólen tem o fator do crescimento, essencial para as crianças, pois melhora o apetite e eleva o sistema imunológico; 

10 - Ele impede o desenvolvimento de doenças do coração, pois reforça as paredes das veias e artérias, melhorando assim a função cardíaca. O Pólen contém inúmeras enzimas bioativas que desempenham um papel importante no processo metabólico.

11 - O pólen ajuda a restaurar a coagulação normal do sangue, reduzindo a pressão dos vasos sanguíneos para melhorar o funcionamento do processo digestivo e urinário. A presença de um bioflavonoide chamado rutina, promove ação tonificante e protetora sob o sistema vascular. Ele possui enzimas que melhoram a digestão dos alimento e estimula a microbiota intestinal, aumentando a resistência física e mental. 

Benefícios para a próstata e funções sexuais

12 - O pólen é rico em hormônios vegetais e enzimas que atuam sobre a próstata. Para os que sofrem com a próstata aumentada, este superalimento pode ajudar na diminuição da inflamação e da urgência ao urinar. Ele pode ser eficiente nos casos de doenças crônicas como doenças renais, prostatites, adenoma prostático, fraqueza sexual ou impotência; 

Como posso consumir o Pólen?

Deve ser lembrados que todos os produtos das abelhas, inclusive o pólen, são melhores digeridos com suco digestivo. Se o consumo for in natura, é importante mantê-lo em sua boca até que esteja completamente solúvel. Com sabor quase neutro, ele pode ser adicionado junto com outros alimentos ou bebidas de sua preferência.

É possível suplementar através de cápsulas de pólen apícola desidratado, para isso, mantenha-o o máximo que puder na membrana da mucosa do trato digestivo, por isso o seu consumo com bastante líquidos é indicado para uma melhor absorção dos nutrientes. 

Receita - Biscoito de pólen, gengibre e mel

Misture em uma tigela:

2 xícaras de farinha de aveia
1 xícara de amido de milho (ou fécula de mandioca, farinha de tapioca, goma konjac)
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

Depois acrescente:

1 ovo inteiro
1/2 xícara de mel de abelhas
3/4 xícara de manteiga
2 colheres de sopa de pólen apícola
1 colher de sopa rasa de gengibre em pó
1 colher de chá de canela

Modo de preparo:

Misture bem com as mãos ou uma colher, abra a massa em uma superfície lisa, até ficar fina. Use um cortador de metal para biscoito de 3 cm de diâmetro ou maior, de acordo com o tamanho da sua preferência.  Coloque em forma untada com manteiga ou forro com papel manteiga. Pré-aqueça o forno por 5 minutos e coloque para assar por 20 minutos (180 graus).

melcoprol-logo-home.png
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES

Newsletter

Fique por dentro de nossas novidades.

captcha 

© Copyright 2019 Grupo Melcoprol.