Blog

Os benefícios da Vitamina D

Só se fala dela! Desde o início da pandemia, a vitamina D está sendo uma das vitaminas mais procuradas para melhorar a imunidade. Mas sabia que a vitamina D na verdade é um hormônio? Não? Confere neste post um pouco mais sobre essa aliada à nossa saúde.

Sempre ouvimos falar dela, mas já paramos para saber melhor sobre a Vitamina D?

A Vitamina D é composta por 5 hormônios, que vai do D1 ao D5, sendo o D2 e a D3 os mais importantes para a nossa saúde. A vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é a melhor fonte de vitamina D, além de ser menos tóxica e mais potente em relação a D2. Ela é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo, auxiliando o nosso metabolismo, nossa imunidade e os nossos ossos.

Ela faz com que o cálcio e o fósforo sejam mais bem aproveitados pelo organismo, ajudando na saúde óssea, fortalecendo e auxiliando no desenvolvimento dos ossos.

Sabemos também que a vitamina D3 é uma excelente vitamina para imunidade, ajudando a evitar gripes, alergias e até mesmo o desenvolvimento de doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, o lúpus, etc.

A vitamina D3 é produzida no organismo pelos raios ultravioleta. É com se a vitamina estivesse inativa na pele e é ativada quando sua pele é exposta ao sol. A vitamina D3 também está presente em alimentos de origem animal, como ovos, leite, sardinha ou salmão.

Caso você esteja com deficiência de vitamina D3 no organismo é importante observar se você está com problemas de ingestão que dificultem sua absorção ou se sua pele está tendo contato insuficiente com a luz solar. A dica é combinar a exposição solar com uma alimentação ideal e suplementação através de vitamina D3 em cápsulas ou vitamina D3 em gotas.

Mesmo o sol sendo uma fonte inesgotável de vitamina D, os raios ultravioletas, quando muito intensos, dificultam um banho de sol saudável, sem o risco de adquirir câncer de pele, por exemplo. O tempo médio seria de 15 a 20 minutos de banho de sol entre 10h e 15h, sem protetor solar, mas protegendo o rosto e expondo sempre os braços e pernas. Após esse tempo, o protetor solar é indispensável.

A quantidade ideal de Vitamina D por dia depende da idade, havendo maior necessidade de vitamina D para idosos, pois eles produzem e absorvem menos dela por conta da idade.

Gostou de saber? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para mais conteúdo como este: @melcoprol no Instagram e @grupomelcoprol no Facebook.


Aproveite a visita para assinar o nossa newsletter e receba mais dicas como esta diretamente na sua caixa de e-mail. 


“As informações fornecidas neste site destinam-se ao conhecimento geral e não devem ser um substituto para o profissional médico ou tratamento de condições médicas.

As informações contidas aqui não se destinam a tratar, curar ou diagnosticar qualquer doença. Procure sempre o aconselhamento do seu médico qualificado com qualquer dúvida que possa ter a respeito de sua condição médica, nunca desconsidere o seu médico. Não deixe de procurar por causa de algo que tenha lido em nosso site e mídias sociais da Melcoprol."


REFERÊNCIAS:

https://gnt.globo.com/bem-estar/noticia/os-beneficios-da-vitamina-d-especialista-esclarece-principais-duvidas-sobre-o-nutriente.ghtml

 https://www.tuasaude.com/para-que-serve-a-vitamina-d/

 

 

 

logo-melcoprol.svg
Rua Wilmar Marcos Thomazini, n° 25
Pólo Industrial | CEP 29830-000
Nova Venécia/ES
© Copyright 2021 Grupo Melcoprol.